O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou na noite desta sexta-feira (28/04) que fará uma viagem ao Brasil na próxima semana, para se reunir com seu homólogo Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.
Segundo a Casa Rosada, o encontro entre Lula e Fernández deve acontecer na próxima terça-feira (02/05), no Palácio do Planalto. Na pauta estão os avanços para o retorno de Brasília e Buenos aires à União de Nações Sul-americanos (Unasul) e a implementação de novos acordos de cooperação discutidos entre os mandatários nas últimas semanas.
Recentemente, tanto Brasil quanto Argentina se manifestaram oficialmente sobre o retorno ao organismo. No início de abril, o Planalto publicou um comunicado dizendo que “em um momento de retomada de suas principais alianças internacionais, o Brasil voltará a fazer parte da Unasul”.
Vale lembrar que o Brasil havia deixado a Unasul há exatos quatro anos, em abril de 2019, por decisão do então presidente Jair Bolsonaro, que foi tomada uma semana depois de o governo argentino, então liderado pelo também conservador Mauricio Macri, fazer o mesmo.
Apesar de anunciada somente nesta sexta, a viagem relâmpago de Fernández ao Brasil foi decidida no dia anterior. Na quinta-feira (27/04), os dos presidentes tiveram uma reunião por videoconferência horas depois da chegada de Lula a Brasília, [o mandatário brasileiro encerrou uma viagem de sete dias a Portugal e Espanha].
Ricardo Stuckert
Lula e Alberto Fernández devem se encontrar novamente na próxima terça (02/05)
Segundo a agência de notícias argentina Télam, “Fernández e Lula conversaram por cerca de 45 minutos [nesta quinta] sobre uma agenda que teve como foco a análise da evolução do comércio bilateral e os avanços na implementação dos acordos de cooperação”.
A agência também afirmou que “Lula fez perguntas a Fernández sobre a situação política interna da Argentina, dada a atual situação econômica e o horizonte das eleições gerais marcadas para outubro”.
De volta ao Brasil, hoje no Alvorada liguei para meu amigo e presidente da Argentina @alferdez. Falamos sobre a Unasul, as relações fraternas em nosso continente e o aprofundamento do comércio entre nossos países ????
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/d5RdM1u0pv
— Lula (@LulaOficial) April 27, 2023
Em outros meios da imprensa argentina se especula que a viagem possa servir também para um encontro entre Lula e o ministro da Economia da Argentina, Sérgio Massa, um dos dois acompanhantes de Fernández na delegação argentina que viajará na próxima terça [o outro é o chanceler Santiago Cafiero].
Segundo a imprensa local, Massa é o favorito do grupo de Fernández para ser o candidato governista nas eleições presidenciais que ocorrerão na Argentina no próximo mês de outubro e seu possível encontro com Lula fortaleceria sua imagem como presidenciável.
Há uma semana, Fernández anunciou que não concorrerá à reeleição este ano, mas que pretende apoiar uma candidatura da coalizão Frente de Todos, que reúne diferentes setores do peronismo.
(*) Com informações de Télam e El Cronista