O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou por telefone com seu homólogo russo, Vladimir Putin, na manhã desta sexta-feira (26/05).
O diálogo se originou por iniciativa de Putin. Segundo o canal russo RT, o mandatário euroasiático interrompeu uma reunião com empresários no Kremlin para fazer uma ligação a Brasília.
Apesar de a prioridade de Putin ser as relações comerciais entre Rússia e Brasil, Lula aproveitou a ocasião para insistir em sua proposta de mediar as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, visando terminar com a guerra entre os dois países, através de um grupo de países neutros, que incluiria, além do Brasil, representantes de China, Índia e Indonésia.
“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Reiterei a disposição do Brasil, junto com Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz”, relatou Lula, em mensagem divulgada em suas redes sociais.
Ricardo Stuckert/PR
Lula recebeu ligação de Putin, que interrompeu reunião com empresários russos para falar com o homólogo brasileiro
A conversa entre os presidentes incluiu um convite para que Lula participasse da 26ª edição do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, entre os dias 14 e 17 de junho. O brasileiro agradeceu a invitação, mas descartou sua presença no evento, alegando que não poderia viajar à Rússia neste momento.
“Agradeci um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo e respondi que não posso ir à Rússia nesse momento”, explicou Lula.
Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e…
— Lula (@LulaOficial) May 26, 2023
Segundo o canal russo RT, Putin não se importou com a negativa, e ressaltou que “o Brasil é o principal parceiro comercial e econômico do nosso país na América Latina (…) há uma leve queda no volume de comércio entre as duas nações, devido às dificuldades de pagamento. No entanto, há um grande potencial a ser explorado e nós vamos resolver essas dificuldades, como estamos a fazendo com outros países”.
Apesar de não contar com Lula no Fórum de São Petersburgo, o presidente russo tem encontro marcado com o brasileiro na cúpula dos BRICS, que acontecerá na África do Sul, entre os dias 22 e 24 de agosto.
(*) Com informações de RT