O primeiro-ministro da Tunísia, Ali Laridi, do partido islâmica Ennahda, apresentou nesta sexta-feira (08/03) ao presidente do país, Moncef Marzouki, a formação do novo Executivo. A principal novidade é que, os quatro principais ministérios serão ocupados por independentes.
NULL
NULL
O jurista Lutfi Ben Yedu ficará com o Ministério do Interior e o juiz Rachid Sabag com o da Defesa. Já o diplomata de carreira Ozmán Yarandi será ministro das Relações Exteriores e advogado Najib Ben Ammu comandará a pasta de Justiça.
A independência dos quatro ministérios era uma das exigências dos principais partidos da oposição e um compromisso antecipado pelo partido islamita Al-Nahda, principal parceiro do Executivo.
Após receber de Laridi a composição do novo Executivo, Marzuki tem três dias para apresentá-lo à Assembleia Nacional Constituinte, que deverá aprová-lo.
Segundo o anunciado pelo chefe de governo, o novo gabinete será composto por 30 ministros. O partido islâmico Ennahda, majoritário na Assembleia Legislativa com 89 dos 217 deputados, ficará com pelo menos nove ministérios na nova equipe.