A rainha Elizabeth II foi sepultada na tarde desta segunda-feira (19/09) na Capela de São George, anexa ao Castelo de Windsor, durante uma cerimônia privada com a presença do recém-empossado rei Charles III e dos membros mais próximos da família real britânica.
O caixão com o corpo de Elizabeth II foi colocado na Capela Memorial do Rei George VI, ao lado do príncipe consorte Philip e perto de seu pai, George VI, e da rainha-mãe e sua irmã, a princesa Margaret.
Segundo a imprensa local, a inscrição “Elizabeth II 1926-2022” aparece no mármore do túmulo. A cerimônia privada ocorreu após o funeral solene de Estado realizado também nesta segunda-feira.
A monarca de 96 anos faleceu em 8 de setembro e desde então, 11 dias de cerimônias públicas marcaram seu velório.
O último evento com transmissão aos cidadãos ingleses foi uma breve cerimônia religiosa presidida pelo reverendo anglicano David Conner na Capela de São Jorge.
Wikicommons
Monarca de 96 anos faleceu em 8 de setembro; desde então, 10 dias de cerimônias públicas marcaram velório
A cerimônia reuniu cerca de 800 convidados escolhidos pela família real, incluindo militares e funcionários da monarquia que acompanharam Elizabeth II ao longo de seu reinado.
Horas antes, a realeza havia organizado um funeral de Estado com a presença de dezenas de líderes mundiais na Abadia de Westminster, em Londres.
No fim da cerimônia em Windsor, a coroa e o cetro reais foram tirados de cima do caixão da rainha e colocados no altar.
Em seguida, o rei Charles III se aproximou sozinho e depositou sobre o esquife o estandarte que tradicionalmente serve para identificar o comandante-chefe em batalha. Por fim, um funcionário da casa real quebrou a varinha de comando, selando o fim do poder da monarca falecida.
(*) Com Ansa