O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou nesta segunda-feira (03/06) uma visita de três dias ao Reino Unido, após chamar o prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, de “perdedor”.
“Sadiq Khan, que de todas as formas tem feito um trabalho terrível como prefeito de Londres, […] é simplesmente um perdedor que deveria se focar nos crimes em Londres, não em mim”, escreveu o presidente norte-americano em sua conta no Twitter, horas antes de pousar no Reino Unido.
Trump ainda afirmou que “Kahn me lembra muito do nosso prefeito muito burro e incompetente de Nova York, [Bill] de Blasio, que também tem feito um trabalho terrível”.
Antes de embarcar, Trump disse que apoiava a indicação do ex-secretário das Relações Exteriores Boris Johnson como novo premiê e ainda defendeu um Brexit sem acordo. Questionado sobre se seria “inoportuno” dar declarações sobre esse tema, o presidente afirmou: “Não me façam perguntas se não quiserem que eu responda”.
Trump e a primeira-dama Melania almoçam nesta segunda-feira com a rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham, em Londres, após rumores de que o presidente fez críticas à duquesa de Sussex, Meghan Markle. “Não fiz nenhum comentário feio”, disse o mandatário, a bordo do Air Force One.
A viagem acontece às vésperas da renúncia da primeira-ministra britânica, Theresa May, que abriu mão do cargo após seu fracasso em concluir o processo de retirada do país da União Europeia.
Londres
Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, o prefeito da capital britânica afirmou que os valores de Trump “são o completo oposto dos valores de Londres e dos valores deste país”.
“Nós achamos que diversidade não é uma fraqueza. Diversidade é uma força. Nós respeitamos as mulheres. E nós achamos que elas são iguais aos homens”, disse Kahn.
*Com Ansa
White House/Flickr
Mandatário ainda afirmou que ‘Kahn me lembra muito do nosso prefeito muito burro e incompetente de Nova York, [Bill] de Blasio’