O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pretende suspender o Parlamento a partir da próxima terça-feira (08/10), antes d o discurso da rainha Elizabeth II, marcado para o dia 14 de outubro. A informação foi anunciada em comunicado de Downing Street nesta quarta-feira (02/10).
O premiê britânico já havia anunciado a suspensão do Parlamento antes por cinco semanas. No entanto, a medida foi anulada pela Suprema Corte em meio às denúncias da oposição de que a atitude era uma manobra para impedir os deputados de barrarem a saída do Reino Unido da União Europeia sem um acordo.
A decisão é anunciada poucas horas depois que o líder conservador propôs à UE que a Irlanda do Norte, território britânico, tenha uma relação diferenciada com o bloco durante pelo menos quatro anos após o divórcio.
A oferta final foi apresentada faltando menos de um mês para o Brexit. “O primeiro-ministro sempre foi claro sobre o desejo de apresentar um novo programa legislativo no discurso da rainha”, explicou a nota do governo.
Number10/Flickr
Premiê britânico já havia anunciado a suspensão do Parlamento antes por cinco semanas; medida foi anulada pela Suprema Corte
“Por meio do discurso da rainha, o governo quer delinear seus programas de saúde, escola, combate ao crime, investimentos em infraestrutura e fortes programas econômicos”, afirmou Johnson.
O premiê ainda destacou a vontade do governo de abordar “esses dossiês vitais”, caminhando em conjunto para “implementar o Brexit em 31 de outubro”.
*Com ANSA