A consultora Proyección publicou nesta quarta-feira (25/10) a primeira pesquisa eleitoral realizada após o primeiro turno das eleições presidenciais ña Argentina – ocorrido no último domingo (22/10) –, que revela uma vantagem de 10 pontos do candidato governista Sergio Massa, da coalizão União pela Pátria, que reúne diferentes setores do peronismo.
O estudo mostra Massa com 44,6% das intenções de voto, enquanto seu adversário, o ultraliberal Javier Milei, do partido A Liberdade Avança, aparece com 34,2%. Os indecisos somam 8,3%.
Esses números demonstram um Massa com oito pontos a mais que o obtido no primeiro turno, onde alcançou 36,6% das preferências, enquanto Milei cresceu pouco mais de quatro pontos, já que reuniu 29,9% no último domingo.
Télam
Outro fator interessante da pesquisa foi o destino do eleitorado da terceira colocada, a conservadora Patricia Bullrich, do partido Juntos Pela Mudança e aliada do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019). Segundo a pesquisa, 24,1% dos eleitores macristas diz que votará em Milei, enquanto 14,1% deles prefere Massa.
No entanto, a pesquisa mostra que 19,7% desse eleitorado conservador está indeciso. Além disso, vale ressaltar que as 1,5 mil entrevistas realizadas pela consultora responsável pela pesquisa foram feitas nesta terça-feira (24/10), um dia antes de Bullrich anunciar oficialmente seu apoio a Milei.