Opera Mundi TV
Na Aula Pública, Jacqueline Sinhoretto discute segurança pública e violência policial
No décimo episódio da quarta temporada da Aula Pública, Jacqueline Sinhoretto, doutora em Sociologia pela USP e coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Violência e Administração de Conflitos (GEVAC) da UFSCar, discute o futuro da polícia militar no Brasil. Para a especialista, é fundamental discutir novos parâmetros de segurança pública para frear o alto índice de violência policial no país.
“Segurança pública não é uma questão apenas de polícia. Precisamos discutir o modelo de policiamento e o foco que está colocado no assunto. Grande parte da violência está concentrada para fazer o controle ilegal de crimes que envolvem a circulação de dinheiro. Assim, podemos ver claramente que a política de segurança pública visa crimes contra o patrimônio ou drogas. 70% das pessoas que são presas respondem por esses dois crimes. Menos de 7% das pessoas que estão presas em SP cometeram crimes contra a vida. Portanto, não é o crime contra a vida que é o foco da política criminal”, analisa.
Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Jacqueline Sinhoretto: de quem é a responsabilidade pela violência policial?
Na segunda parte da Aula Pública, Jacqueline Sinhoretto responde perguntas do público da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo
NULL
NULL