O ministro das Comunicações da Venezuela, Jorge Rodríguez, afirmou nesta segunda-feira (22/07) que ao menos 78 violações do espaço aéreo do país sul-americano foram cometidas por norte-americanos desde o início do ano. Segundo ele, as ações ficaram mais agressivas desde que o deputado opositor Juan Guaidó se autoproclamou presidente do país.
De acordo com Rodríguez, aumentou em “167% as incursões e violações à segurança aérea do país por parte de aeronaves espiãs norte-americanas que têm capacidade de portar mísseis em superfícies altas. Além disso, elas são parte das Forças Armadas dos EUA e se encarregam de vigiar a infraestrutura eletrônica e as condições do sistema de telecomunicações do povo e do Estado venezuelano”, disse.
Rodríguez questionou também o pronunciamento de representantes do Comando Sul dos EUA, que tentaram justificar a incursão de uma aeronave norte-americana na Zona de Informação de Voo de Maiquetía.
AVN
Jorge Rodríguez: EUA violaram espaço aéreo venezuelano 78 vezes em 2019
Segundo o ministro, o Sistema de Defesa do Comando Estratégico Operacional da Força Armada Bolivariana (Ceofanb) e a Segurança Aérea cumpriram com os protocolos estabelecidos em nível internacional ao interceptar a aeronave estadunidense que faria “espionagem eletrônica”. Além disso, Rodríguez afirmou que ela não cumpriu com as instruções venezuelanas, motivo pelo qual ainda se encontram sobrevoando de forma ilegal a zona aérea do país.
“Os Estados Unidos persistem em suas ações agressivas contra a Venezuela. Não é possível que ocorra uma violação flagrante sem que a Força Armada Nacional Bolivariana aja em apego à Constituição da Venezuela”, disse Rodríguez.
(*) Com AVN