O primeiro-ministro de Belize, Dean Barrow, que realiza uma visita oficial ao México, pediu nesta terça-feira (19/10) ao presidente Felipe Calderón seu apoio para combater a criminalidade que afeta seu país, intensificada na região fronteiriça entre ambas as nações.
Ao ser recebido por Calderón em uma cerimônia oficial, Barrow ainda cumprimentou o colega “por sua incansável luta empreendida, a um custo humano e material tão grande, contra o narcotráfico”.
“O senhor, senhor presidente, se tornou em uma sorte da força da natureza, em sua campanha para levar segurança a todos os mexicanos. Sem dúvida alguma, o senhor é minha inspiração para nossa região e para o mundo”, continuou Barrow.
Leia mais:
Juiz mexicano ordena prisão de 8 envolvidos no massacre de 72 imigrantes
Mais de 500 soldados dos EUA vigiam a fronteira Arizona-México
Narcotráfico controla processo de imigração no México, diz pesquisadora
Por outro lado, o premier recordou que nos limites entre os dois territórios “aumentaram os problemas provenientes do tráfico ilegal de narcóticos, armas e seres humanos”.
“A boa proximidade é que nos permitiu desenvolver esquemas sólidos contra o crime”, continuou ele, que classificou os vínculos de México e Belize como “uma relação modelo”, baseada na “colaboração para garantir nossa fronteira comum, assim como o alcance e a profundidade de nosso programa de cooperação”.
O premier ainda advogou em favor da integração regional, em busca de um “maior desenvolvimento dos povos”.
Já Calderón lembrou que nos últimos anos os dois países registraram o “fortalecimento” do intercâmbio economico e que apenas na última década o comércio bilateral duplicou ao passar de US$ 52 milhões a US$ 104 milhões em 2009.
O chefe de Governo mexicano também reconheceu que as atividades de cooperação permitiram a modernização da interconexão terrestre, elétrica e de telecomunicações entre ambos os países.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL