O Ministério das Relações Exteriores do governo autoproclamado da Bolívia deu na noite desta terça-feira (19/11) um salvo-conduto para Evaliz Morales Alvarado, filha do ex-presidente Evo Morales, exilado no México.
Segundo o jornal La Razón, Evaliz também receberá asilo mexicano. O governo ainda autorizou a saída da deputada indígena Maria Inosenta Poñe Poichee. Ambas estavam dentro da Embaixada do México em La Paz, capital boliviana.
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
“O Ministério da Bolívia autorizou os salvo-condutos para Evaliz Morales Alvarado e Maria Inosenta Poñe Poichee, que se encontram asiladas na Embaixada do México”, afirmou a instituição pelo Twitter.
#URGENTE | El @MRE_Bolivia ha autorizado los salvoconductos para Evaliz Morales Alvarado y Maria Inosenta Poñe Poichee que se encuentran asiladas en la @EmbaMexBol.
— Cancillería Bolivia (@MRE_Bolivia) November 19, 2019
Reprodução/Twitter
Evo Morales e sua filha Evaliz Morales Alvarado
Jeanine Áñez, presidente autoproclamada da Bolívia, disse que a decisão partiu do entendimento de que a “família não é culpada pelas ações de seu pai”.
“Decidimos conceder um salvo-conduto a Evaliz Morales, para receber asilo no México, entendendo que a família não é culpada pelas ações de seu pai. Somos um governo que busca pacificar nossa nação”, afirmou pela sua conta no Twitter.
Hemos decidido otorgar un salvoconducto a Evaliz Morales, para que reciba asilo en México, bajo el entendimiento de que la familia no es culpable de las acciones de su padre. Somos un gobierno que busca pacificar nuestra nación.
— Jeanine Añez Chavez (@JeanineAnez) November 20, 2019