O líder da bancada do Movimento ao Socialismo (MAS), partido do ex-presidente Evo Morales, foi eleito na madrugada desta quinta-feira (14/11) para a presidência da Câmara dos Deputados da Bolívia.
Sergio Choque, parlamentar eleito pela província de El Alto, disse que conseguiu firmar um acordo com a bancada do partido Unidade Democrata (UD) para alcançar o apoio necessário no Legislativo para sua eleição.
Em sua primeiras declarações como presidente da Câmara dos Deputados, Choque pediu aos “setores mobilizados que se apaziguem, já não podemos seguir nos enfrentando”.
FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI
O parlamentar ainda criticou a repressão policiais contra os apoiadores de Evo Morales, que está exilado no México. A vitória de Choque vem após o golpe de Estado que forçou o ex-mandatário boliviano renunciar ao cargo e deixar o país.
Câmara dos Deputados da Bolívia
Sergio Choque adiantou que irá apresentar à Câmara um projeto de lei para ordenar o retorno do Exército para os quartéis
Além disso, Choque adiantou que irá apresentar à Câmara um projeto de lei para restabelecer o Exército para seus quartéis.
O deputado denunciou “ao mundo que estão violando os direitos fundamentais, o direito à livre expressão, à vida e à educação, direitos que foram violados por este golpe em cumplicidade com a polícia e as Forças Armadas”.
*Com teleSur