Terça-feira, 10 de junho de 2025
APOIE
Menu

Wikicommons

Vazamento de petróleo no golfo do México deixou 11 mortos em 2010

A EPA (Agência de Proteção dos Estados Unidos, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira (28/11) que a empresa petrolífera britânica BP (British Petroleum) está suspensa e não poderá participar de novas licitações do governo norte-americano. A decisão só será revogada quando a companhia mostrar que tem condições de cumprir os requisitos da agência.

A medida ocorre como consequência do vazamento de 4,6 milhões de barris de petróleo no golfo do México em 2010, que deixou 11 mortos.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

“A EPA tomou essa decisão pela falta de integridade profissional da BP, evidenciada na conduta da empresa depois da explosão da plataforma de Deepwater Horizon”, afirmou a agência em comunicado.

 

Decisão será válida até que petrolífera britânica demonstre estar apta a cumprir as exigências de agência norte-americana

NULL

NULL

No dia 15 de novembro, a BP firmou um acordo extrajudicial com autoridades norte-americanas, no qual admitiu sua negligência no caso. A companha também assumiu ter violado a legislação ambiental e obstruído a investigação do Congresso dos Estados Unidos.

Na ocasião, a BP foi multada pelo governo norte-americano em US$ 4.5 bilhões, valor mais alto da história do país.