Na última escala da viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, membros do governo brasileiro assinaram neste sábado (15/04) acordos de cooperação com os Emirados Árabes Unidos.
A assinatura ocorreu durante recepção no palácio presidencial de Abu Dhabi, onde Lula jantou com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan. Alegando cansaço, o presidente saiu sem falar com a imprensa.
Lula prometeu falar com os jornalistas na manhã deste domingo (16/04), em Lisboa, onde a comitiva fará escala antes de voltar a Brasília.
No único compromisso do dia, Lula participou de um iftar, refeição celebrada após o pôr do sol durante o ramadã (período de jejum durante a luz do dia na religião islâmica), com al-Nahyan. Enquanto ocorria o jantar, membros da comitiva brasileira e integrantes do governo dos Emirados Árabes assinavam memorandos de entendimento.
Era espero que no encontro, os chefes de Estado tratassem de acordos comerciais, investimentos bilaterais e meio ambiente. A comitiva brasileira foi composta por representantes de 30 empresas, de diversos setores, como mineração e carne, segundo a Presidência da República.
As cooperações entre os dois países abrangem o comércio, os esportes e a inteligência artificial. “A parceria entre nossos países está amparada em ricas conexões nas mais diversas áreas, traduzida nos números expressivos do nosso comércio, na cooperação em esportes e em inteligência artificial”, disse o presidente em rápida declaração no encerramento do evento.
Ricardo Stuckert
Presidente Lula foi recebido, em Abu Dhabi, pelo Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan
Lula recordou ainda que a primeira vez que esteve no país foi há 20 anos, “pouco após a eleição de meu primeiro mandato”. Segundo ele, foi uma “alegria” retornar “agora para celebrar os laços de amizade que unem Brasil e Emirados Árabes Unidos”.
O governo brasileiro esclareceu que a parada em Abu Dhabi, realizada na volta da viagem à China, ocorreu a convite do governo dos Emirados Árabes Unidos e informou que as despesas foram pagas pelo país.
A chegada ao Brasil está prevista para este domingo às 21h20 (horário de Brasília).
Lula na China
Antes de desembarcar em Abu Dhabi, Lula esteve na China e realizou diversas agendas, entre elas reunião com o presidente chinês Xi Jinping. Em Pequim, foram assinados 15 acordos comerciais e de parceria com o país asiático, incluindo cooperação espacial, em pesquisa e inovação, economia digital e combate à fome, intercâmbio de conteúdos de comunicação entre os dois países e facilitação de comércio.
Além de Pequim, o presidente brasileiro também esteve em Xangai. Lula esteve presente na posse de Dilma Rousseff como chefe do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB na sigla em inglês), em Xangai.
Na cidade, o mandatário também teve uma série de reuniões com empresários e lideranças políticas. Dos compromissos em Xangai, o destaque foi a visita ao centro de desenvolvimento da gigante de tecnologia Huawei.
(*) Com Agência Brasil.