Cerca de 600 soldados da Marinha, da FACH (Força Aérea) e o Exército do Chile retomaram neste domingo (04/09) às buscas pelo avião militar que caiu no mar na última sexta-feira (02/09) no arquipélago de Juan Fernández, com 21 pessoas a bordo.
“Não temos datas e nem estamos fixando metas”, afirmou o contra-almirante Cristián de la Maza aos jornalistas, ao informar que a operação de busca inclui vários navios da marinha, aviões e embarcações menores, assim como mergulhadores e outros especialistas.
A busca está concentrada no sul da Ilha Robinson Crusoé, a 670 quilômetros do litoral chileno, nas imediações da baía Villagra, área que no sábado foram localizados e resgatados os corpos de quatro passageiros do avião, um CASA C-212 da Força Aérea do Chile.
Leia mais:
Chile inicia busca por avião que caiu no mar com 21 pessoas a bordo
Todos que estavam no avião acidentado no Chile morreram no ato, diz ministro da Defesa
Nessa mesma região durante a manhã deste domingo foram encontrados partes da aeronave, entre estes um assento e uma porta.
A estimativa é que a fuselagem do avião esteja a uma profundidade entre 30 metros e 50 metros, onde poderiam estar os corpos de outras vítimas do acidente.
O ministro da Defesa, Andrés Allamand, que coordena a operação no terreno, foi quem comunicou, no sábado à noite, que os 21 ocupantes do avião morreram provavelmente de forma instantânea na queda da aeronave ao mar.
No avião viajavam Felipe Camiroaga, um dos mais conhecidos apresentadores da televisão chilena, e o empresário e filantropo Felipe Cubillos, cunhado do ministro Allamand.
Após o terremoto de fevereiro de 2010, Cubillos incentivou a criação de uma ONG de apoio a reconstrução e preocupou especialmente com o arquipélago de Juan Fernández, que foi duramente castigado pelo tsunami que seguiu o terremoto.
Leia também:
Chile inicia busca por avião que caiu no mar com 21 pessoas a bordo
Estudantes chilenos 'independentes' invadem Ministério da Educação
Galeria de imagens: Camila Vallejo participa de marcha estudantil em Brasília
Presidente do Chile defendeu educação superior gratuita quando liderava oposição
Governo chileno adia reunião com líderes estudantis para sábado
Viajavam no mesmo voo uma equipe da rede estatal de TV TVN, na qual trabalhava Camiroaga, integrantes da ONG, assim como funcionários do Conselho de Cultura e militares da FACH.
Os corpos das quatro vítimas já resgatados foram transferidos no sábado para Santiago e entregues no sábado à noite aos familiares.
Trata-se de Roberto Bruce, jornalista da TVNTVN.
Centenas de pessoas passaram a noite, com velas acesas, em frente aos estúdios da TVN para homenagear as vítimas, especialmente Felipe Camiroaga, um dos rostos emblemáticos do canal, que conduziu as edições 2009 e 2010 do Festival da Canção de Viña del Mar.
Conheça o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL