O incêndio florestal nos arredores da cidade de Fort McMurray, na província de Alberta, na região central do Canadá, deve dobrar de tamanho até a noite de hoje e “só será apagado pela chuva”, declararam autoridades canadenses neste sábado (07/05).
O fogo, que começou na noite do último domingo (01/05), se alastrou nos últimos dias e fez com que Fort McMurray fosse evacuada, deslocando a totalidade da população da cidade, cerca de 88 mil pessoas. As chamas cobrem no momento cerca de 1.000 quilômetros quadrados, uma área maior do que a da cidade de Nova York, e têm crescido graças ao clima seco e às altas temperaturas (28 graus Celsius, pouco usuais para a região), sendo alimentadas pelo vento e pela vegetação seca.
Agência Efe
Policial caminha por Fort McMurray; cidade foi totalmente evacuada devido ao incêndio
Chad Morrisson, responsável pela prevenção de incêndios florestais na província de Alberta, afirmou que há “um alto potencial de que o fogo dobre de tamanho” até o fim deste sábado devido às condições meteorológicas. A esperança das autoridades canadenses é a chegada da chuva – há 40% de probabilidade de que chova na região neste fim de semana.
NULL
NULL
Fort McMurray está localizada sobre a terceira maior reserva de petróleo do mundo, e a preocupação no momento é com a proximidade do incêndio a estruturas de extração de petróleo. Pelo menos 10 operadoras petroleiras interromperam a produção. A agência de notícias Reuters estima uma queda em 50% na produção de petróleo do país devido ao fogo.
A governadora da província de Alberta, Rachel Notley, declarou que os danos provocados pelo fogo na região de Fort McMurray são extensos e que levará meses para a cidade se recuperar, mas que as principais estruturas – como um hospital, o centro de telefonia e a estação de tratamento de água – estão a salvo.
NASA
Imagem de satélite mostra extensão do fogo nos arredores de Fort McMurray
O governo da província declarou estado de emergência e se comprometeu a fornecer US$ 77 milhões para as pessoas que se encontram desalojadas.
Em um pronunciamento divulgado nesta sexta-feira (06/05), o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, declarou que o governo federal vai dobrar as doações individuais da população a organizações não governamentais que estão assistindo os afetados pelo incêndio. “Para aqueles que perderam tanto: somos resilientes, somos canadenses, e vamos superar esse momento difícil juntos”, afirmou.