Atualizada às 12h36
Vitor Sion/Opera Mundi
Reunião entre chanceleres sul-americanos deve ter duração de três horas
Os chanceleres dos países membros do Mercosul devem aprovar nesta quinta-feira (11/07), no primeiro dia da 45ª reunião do bloco, em Montevidéu, um documento que repudiará os programas de espionagem dos Estados Unidos na América Latina e abordará a proibição de quatro países europeus ao pouso do avião do presidente boliviano, Evo Morales, ocorrida na semana passada.
Na ocasião, França, Portugal, Itália e Espanha fecharam o seu espaço aéreo devido à suspeita de que a aeronave de Morales levava também o ex-agente da CIA Edward Snowden, considerado responsável pelo vazamento dos programas de espionagem norte-americanos.
NULL
NULL
A informação foi divulgada pelo ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua. “Trabalhamos em uma resolução que abordará as questões de espionagem, direito a asilo político e o caso Morales”, afirmou o chanceler venezuelano, o único que conversou com a imprensa antes do encontro da manhã de hoje.
Vitor Sion/Opera Mundi
Venezuela pretende aproximar Mercosul dos países caribenhos, segundo Elías Jaua
Jaua também falou sobre a agenda que seu país pretende desenvolver no Mercosul a partir desta sexta-feira (12/07), quando assumirá a presidência temporária do bloco por seis meses. “Queremos aproximar o Mercosul do Caribe e de seus grupos, como a Petrocaribe e a Caricom [Mercado Comum e Comunidade do Caribe]. Nossa agenda propositiva também prevê a maior presença de trabalhadores no bloco, assim como dar prioridade para questões sociais, como o fim do analfabetismo.”
A reunião entre os ministros de Relações Exteriores começou por volta das 10h15 e deve ter duração de cerca de três horas. Outro tema que deverá ser abordado é o fim da suspensão ao Paraguai, mantida desde o golpe de Estado contra Fernando Lugo, em junho de 2012. De acordo com o chanceler uruguaio, Luis Almagro, a tendência é que o país volte a fazer parte do Mercosul de forma automática, em 15 de agosto, após a posse do presidente eleito, Horacio Cartes.
Na parte da tarde de hoje, está previsto um encontro entre os titulares das pastas de Economia, mas o brasileiro Guido Mantega cancelou a sua presença. A presidente Dilma Rousseff chega na noite de hoje em Montevidéu. Seu voo está previsto para pousar na capital uruguaia às 21h30.