O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou hoje (3) que suspenderá o envio de hidrocarbonetos a Honduras, que se beneficiava do acordo de cooperação Petrocaribe. A Petrocaribe é uma iniciativa venezuelana para baratear o custo dos combustíveis às empobrecidas economias caribenhas. Um carregamento de óleo cru deveria ir para Honduras na semana que vem.
Um dos impactos que isso irá gerar é o aumento dos preços de petróleo no país. A medida busca pressionar para que Zelaya, aliado de Chávez, seja reinstalado na presidência de Honduras, de onde foi deposto por golpe militar domingo (28).
Honduras aderiu ao acordo de Petrocaribe em dezembro de 2007, durante a presidência de Zelaya. Do acordo, criado em 2005, participam vinte de países do Caribe e da América Central que recebem cerca de 200 mil barris diários de petróleo da Venezuela por preços abaixo do mercado.
Chávez também disse que não reconheceria um novo governo em Honduras, caso as eleições previstas para o próximo 29 de novembro, sejam adiantadas, como sugeriu hoje o presidente interino Roberto Micheletti.
NULL
NULL
NULL