Com um forte desfile militar, o maior da sua história, a China exibiu nesta terça-feira (01/10) seu arsenal na Praça de Tiananmen, em Pequim, capital do país, e concluiu a celebração do 70º aniversário da fundação da República Popular.
Em um evento exibido pela TV para todo país, com uma guarda de honra militar transportando a bandeira da China pela praça, o símbolo político do país, foi realizada uma ronda de artilharia em homenagem à data.
Mais de 15.000 soldados participaram do desfile, junto com 160 aviões de combate e drones supersônicos. Além de 580 tanques, outras artilharias e mísseis, que, segundo os meios de comunicação oficiais chineses, não haviam sido exibidos ao público.
O presidente Xi Jinping e outros líderes do governo, incluindo os ex-mandatários Hu Jintao e Jiang Zemin, assistiram ao desfile da Porta da Paz Celestial, que fica na região norte da praça.
O evento comemora o aniversário de anúncio da fundação da República Popular da China, em 1º de outubro de 1949, pelo líder Mao Tsé Tung.
Primeiro, o Exército Popular de Libertação (EPL) desfilou pela avenida e, depois, uma centena de civis marchou pela Avenida Changan até a Praça Tiananmen que estava enfeitada de vermelho para homenagear Jinping e os dirigentes do Partido Comunista da China (PCCh).
“Nenhuma força pode enfraquecer a posição da China ou impedir o povo e a nação chinesa no caminho a seguir”, afirmou Jinping antes do desfile do Porta da Paz Celestial.
Da Porta Celestial, onde há sete décadas o líder Tsé Tung anunciou ao mundo a fundação da República Popular, o presidente disse que em 1949 o povo chinês “se pôs em pé”, e que a revolução comunista “transformou completamente o miserável destino da China de ser pobre, débil e humilhada durante mais de 100 anos”.
Além da parada militar, também se registrou um desfile popular com 18 formações dedicadas à diferentes temas relacionados com a comemoração, como a inovação tecnológica chinesa, as estratégias regionais de desenvolvimento e os Jogos Olímpicos realizados na potência asiática.
Também no desfile civil, da qual participaram cerca de 100.000 pessoas e carros alegóricos, foram mostradas as diferentes etapas pelo qual a China passou nas últimas sete décadas.
Cerca de 1.949 jovens seguraram e escoltaram a bandeira vermelha de cinco estrelas para atravessar a praça, onde há 70 anos a primeira bandeira nacional foi erguida. A formação seguinte foi formada por 2.019 jovens que apresentaram o emblema nacional, símbolo da dignidade e força do povo chinês.
Reprodução
Presidente Xi Jinping assistiu o desfile da Porta da Paz Celestial
Leia a íntegra do discurso de Xi Jiping durante o evento:
Aqui, em nome do Comitê Central do Partido Comunista da China, da Assembleia Popular Nacional, do Conselho de Estado, do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e da Comissão Militar Central, exprimo minha profunda gratidão a todos os antecessores revolucionários e mártires que estabeleceram feitos imortais para a independência nacional e a libertação do povo, bem como para a prosperidade e felicidade do país. Felicitações calorosas ao povo de todas as etnias e compatriotas patrióticos em território nacional e no exterior. Gostaria de expressar os meus sinceros agradecimentos aos amigos de todo o mundo que se preocupam e apoiam o desenvolvimento da China.
Há 70 anos, o camarada Mao Zedong declarou solenemente a fundação da República Popular da China, e o povo chinês ergueu-se. Este grande evento mudou completamente o trágico destino do povo pobre, fraco e intimidado da China ao longo dos últimos cem anos. A nação chinesa embarcou em um grande trajeto para realizar o grande rejuvenescimento.
Nos últimos 70 anos, o povo de todos os grupos étnicos na China tem trabalhado em conjunto com um só coração e uma só mente e feito grandes realizações que surpreendem o mundo. Hoje, a China socialista está firmemente no oriente do mundo. Nenhuma força pode abalar o status da nossa grande pátria, e nenhuma força pode parar o progresso do povo chinês e da nação chinesa.
Camaradas e amigos!
No trajeto a seguir, devemos aderir à liderança do Partido Comunista da China, defender a posição do povo, defender o caminho socialista com características chinesas, implementar plenamente a teoria básica do partido, a linha básica e estratégia básica, bem como satisfazer constantemente o desejo da população por uma vida melhor, e constantemente criar uma nova grandeza histórica.
No trajeto a seguir, temos de aderir à política de “reunificação pacífica e de um país, dois sistemas”, manter a prosperidade e a estabilidade a longo prazo, promover o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito de Taiwan, unir todos os chineses e continuar a lutar pela plena reunificação da pátria.
No trajeto a seguir, devemos aderir ao caminho do desenvolvimento pacífico, prosseguir com a estratégia de abertura de benefício recíproco, e continuar a trabalhar com os povos de todo o mundo para promover a construção de uma comunidade de destino compartilhado da humanidade.
O Exército de Libertação Popular e a Força da Polícia Armada devem sempre manter a natureza, o propósito e a missão das forças populares, e salvaguardar resolutamente a soberania nacional, segurança e os interesses de desenvolvimento, além de salvaguardar resolutamente a paz mundial.
Camaradas e amigos!
O passado da China foi escrito nos anais da humanidade. O presente da China está sendo construído pelas mãos de milhões de pessoas. O futuro da China será certamente melhor. Todo o partido, todo o exército e o povo de todos os grupos étnicos devem unir-se mais estreitamente. Não devemos esquecer a nossa essência, ter em mente a nossa missão, continuar a consolidar e desenvolver a nossa República Popular, e continuar a lutar pela realização da meta dos “dois centenários” e realizar o sonho chinês do grande rejuvenescimento da nação chinesa.
Viva a grande República Popular da China!
Viva o grande Partido Comunista da China!
Viva o grande povo chinês!
(*) Com teleSUR e Diário do Povo