O linguista e filósofo norte-americano Noam e sua companheira, Valéria, congratularam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela entrevista aos jornais Folha de S.PauloEl País na última sexta-feira (26/04). Em carta a Lula, disseram ter ficado felizes pelo seu “desempenho inspirador”, ótimo astral e compromisso “inabalável” de “salvar o Brasil” verificados no contato com os jornalistas.
Também destacaram a “brutal repressão” a qual Lula vem passando, bem como os “tempos sombrios” vividos pelo Brasil. Disseram estar confiantes de que em breve Lula vai recuperar a sua liberdade e reassumir a “missão urgente” de resgatar o país aos “tempos honrosos” de sua presidência e cumprir a promessa de fazer do Brasil “referência mundial na luta por justiça, liberdade e paz”.
Semanas atrás, Chomsky voltou a mencionar o ex-presidente, durante uma entrevista ao Democracy Now. Comentando sobre prisão do fundador do Wikileaks, Julian Assange, ele comparou a de Lula – “o prisioneiro político mais importante do mundo” – e a do escritor e fundador do Partido Comunista Italiano Antônio Gramsci (1891-1937), preso na década de 1920 pelo regime fascista de Benito Mussolini.
Noam e Valéria também vieram ao Brasil em setembro do ano passado para visitar Lula na prisão em Curitiba. Na ocasião, o linguista e filósofo, que é um dos mais importantes intelectuais da atualidade, ressumiu como “encorajador” o encontro, disse que Lula é “uma fonte de energia” e “uma das figuras mais significativas do século 21”.
Confira a carta na íntegra
Querido Lula,
Raramente passa um dia sem que pensemos em você, na brutal repressão que você está enfrentando, e na forma como tudo isso foi orquestrado para levar o Brasil a tempos sombrios. Ficamos felizes em ver seu desempenho inspirador na entrevista da Folha-El País, e perceber — como esperávamos — que seu astral está ótimo e que seu compromisso de salvar o Brasil de seu amargo destino corrente segue inabalável.
Não vai demorar, estamos confiantes, para você recuperar sua liberdade e ser capaz de reassumir a missão urgente de trazer o Brasil de volta aos honrosos anos de sua presidência, quando o Brasil era altamente respeitado em todo o mundo. E ir além, de modo a realizar a promessa, ainda não cumprida, de transformar o Brasil numa referência mundial na luta por justiça, liberdade e paz, como acontecia em seu governo.
Tucson, Arizona
Instituto Lula
Chomsky congratulou Lula por entrevista