Um coelho esculpido dentro da orelha de maior estátua já elaborada em homenagem ao ex-presidente Nelson Mandela irritou o governo sul-africano. Inaugurada em 16 de dezembro no centro de Pretória, a peça feita de bronze teve o detalhe despercebido até a semana passada.
Reprodução
Estátua de broze de 9 metros e 4,5 toneladas foi inaugurada no centro de Pretória em 16 de dezembro
As autoridades querem que o animal de bronze seja retirado imediatamente, o que dividiu a população sul-africana e gerou debate em todo o país. Para o governo, a remoção é necessária “para restaurar a dignidade da estátua”. “Não achamos que isso é apropriado, pois Mandela nunca teve um coelho na orelha”, explicou Mogomotsi Mogodiri, porta-voz do Departamento de Arte e Cultura.
Leia mais: Seven great quotes of Nelson Mandela
De acordo com os artistas responsáveis, Ruhan Janse van Vuuren e Andre Prinsloo, o animal foi um acréscimo de marca pessoal, pois o governo os impediu de assinar a autoria da obra na estátua de 9 metros e 4,5 toneladas. A dupla de artistas também alegou que a medida serviu como uma crítica ao curto prazo que deram para que eles realizassem o trabalho.
NULL
NULL
“O coelho é simbólico e representa a pressa com a qual tivemos que fazer a estátua”, afirmou Prinsloo ao jornal Beeld. Após a polêmica, os responsáveis se desculparam com a família de Mandela, mas reforçaram que o detalhe não era ofensivo.
Localizada na capital, a atração apresenta Mandela de abraços abertos e sorrindo. Exposta um dia depois do enterro, a estátua presta homenagem ao ícone da luta contra o apartheid e prêmio Nobel da Paz de 1993. Chamado de Madiba e de “pai dos sul-africanos”, ele morreu aos 95 anos, no dia 5 de dezembro.