Terça-feira, 20 de janeiro de 2026
APOIE
Menu

O Alto Comissariado dos Direitos Humanos da ONU na Colômbia pediu nesta quarta-feira (27/11) às autoridades colombianas esclarecimentos sobre a responsabilidade do Estado pela morte de Dilan Cruz, estudante de 18 anos que faleceu após ser atingido na cabeça por uma granada de gás lacrimogêneo lançada pela polícia.

“Rechaçamos o uso excessivo da força por parte do Esmad (Esquadrão Móvel Antidistúrbios) que retirou prematuramente sua vida”, afirmou a ONU pelo Twitter.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Cruz foi atingido durante a greve que aconteceu na última quinta-feira (21/11) em Bogotá, capital do país. O jovem foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na segunda-feira (25/11).


FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI

Mais lidas

O Alto Comissariado disse que “não deve haver impunidade” e que o sistema judicial deve “esclarecer os fatos criminalmente”, garantindo ao mesmo tempo que se tenha “justiça rápida e realizada” em relação ao caso. 

Dilan Cruz foi atingido na cabeça por uma granada lançada por agentes da Esmad durante a greve que aconteceu na última quinta-feira (21/11) em Bogotá

Reprodução

Dilan Cruz foi atingido na cabeça por uma granada lançada por agentes da Esmad durante greve em Bogotá

Mobilizações

Marchas e paralisações ocorrem nesta quarta-feira nas principais cidades do país. Em Bogotá, uma marcha convocada por centrais sindicais e movimentos estudantis partiu do Parque Nacional em direção à praça Bolívar, centro político da capital onde está localizada a sede do governo colombiano.

Além de protestar contra as medidas econômicas anunciadas pelo presidente Iván Duque, os manifestantes carregam faixas e cantam palavras e ordem em homenagem a Dilan Cruz.

Centenas de estudantes também já começaram a se concentrar na região sul de Cartagena. Membros de sindicatos de várias categorias e movimentos populares se somaram aos protestos na cidade.

*Com teleSur