Sábado, 19 de julho de 2025
APOIE
Menu

A Comissão da Câmara dos Deputados da Colômbia aprovou na terça-feira (23/05) em primeiro debate a reforma da saúde proposta pelo governo do presidente Gustavo Petro.

Para virar lei, a iniciativa terá que passar por mais três debates: um no plenário da Câmara dos Deputados e dois no Senado. Assim, segue agora para o plenário da Câmara dos Deputados para o segundo debate.

Após mais de oito horas de debate, com 14 votos a favor e 6 contra, a comissão decidiu aprovar o projeto

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O Ministério da Saúde da Colômbia destacou que a Comissão da Câmara dos Deputados aprovou um total de 143 artigos que vão mudar o sistema de saúde do país.

Para virar lei, iniciativa de governo do presidente Gustavo Petro terá que passar por mais três debates: um no plenário da Câmara dos Deputados e dois no Senado

Twitter/Cámara de Representantes de Colombia

Após mais de oito horas de debate, com 14 votos a favor e 6 contra, comissão decidiu aprovar projeto

A iniciativa promovida pelo presidente Gustavo Petro permitirá que “todos os colombianos tenham um modelo de saúde com infraestrutura de qualidade, trabalhadores da área da saúde tenha boas condições salariais e pacientes tenham atendimento integral”. 

Petro considerou a reforma do sistema de saúde um dos pilares que marcará a agenda de mudanças anunciadas pelo seu governo.

A reforma proposta pelo governo Petro busca tornar a saúde um direito universal. Também propõe também um modelo em que as Unidades Básicas de Saúde e as redes integrais e integradas serão constituídas por entidades de ordem pública, privada e mista.

(*) Com TeleSUR.