O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de El Salvador chegou, nesta sexta-feira (09/02), a 99,11% da apuração dos votos para as eleições ´presidenciais, reconhecendo que o partido Nuevas Ideas, do atual presidente Nayib Bukele, recebeu 2.681.254 votos, em concordância com a auto declaração do mandatário sobre sua reeleição, nesta segunda-feira (05/02).
A apuração dos votos pelo TSE devem ser concluídas em 100% ainda nesta sexta-feira, declarou o órgão por meio das redes sociais. Neste momento, são apurados os votos realizados dentro do país, enquanto os estrangeiros já foram todos processados.
El Tribunal Supremo Electoral informa que, hasta este momento, se ha escrutado el 99. 11 % correspondiente a las actas del voto nacional y el 100% de las actas del voto en el extranjero.
Los miembros de las mesas continúan trabajando con dedicación y esmero para brindar… pic.twitter.com/lMpluIGWU8
— TSE El Salvador (@TSEElSalvador) February 9, 2024
Após o encerramento deste processo, os votos para as eleições legislativas do país devem ser apurados.
Gobierno Danilo Medina/Flickr
Cerimônia de posse de Bukele em 2019
Irregularidades nas eleições
Organizações e movimentos políticos salvadorenhos denunciaram uma série de irregularidades cometidas durante o processo eleitoral.
Às reclamações da oposição ao Presidente Nayib Bukele somam-se as da Missão de Observação Eleitoral (MOE) do Centro de Formação e Promoção da Democracia (Cecade).
O MOE indicou a observação uma irregularidade generalizada ao verificar a falsificação de identidade das pessoas selecionadas para integrar os Conselhos de Recebimento de Votos (JRV). A missão registou pelo menos 350 incidentes da equipa destacada nos centros de votação.
Além disso, o próprio TSE reconheceu falhas no processamento e transmissão das atas das seções eleitorais, o que fez a contagem ser recomeçada.
(*) Com TeleSUR