A conservadora Liz Truss, 47 anos, foi à residência real de Balmoral para ser confirmada pela rainha Elizabeth II como premiê britânica nesta terça-feira (06/09).
A tradicional cerimônia ocorreu poucas horas depois de seu antecessor, Boris Johnson, apresentar a renúncia à monarca.
Truss é a 15ª chefe do Executivo a ser aprovada por Elizabeth II e a 56ª da história do país. Ela é ainda a terceira mulher a assumir a função, depois de Margaret Thatcher (1979-1990) e Theresa May (2016-2019).
Os próximos passos da nova premiê nesta terça-feira serão a ida à residência oficial de Downing Street, onde fará um breve discurso, e a nomeação dos ministros que vão compor o seu governo.
A ex-secretária de Relações Exteriores foi eleita pelos deputados do Partido Conservador na segunda-feira (05/09), com 82,6% dos votos dos “tories”. Ela derrotou Rishi Sunak, que era apontado como favorito em julho, no início do processo de sucessão de Johnson, que renunciou após uma série de escândalos.
UK Government/Flickr
Oriunda do setor privado, Truss entrou para a vida pública em 2010
A nova líder conservadora ocupou diversos cargos de alto nível nos últimos governos britânicos e prometeu fazer um “ousado plano” de corte de impostos para impulsionar a economia, que está estagnada como principal bandeira de sua atuação.
Ela é admiradora da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher, a quem interpretou quando criança em uma peça no colégio. Trata-se de uma ferrenha defensora do livro comércio e faz parte da ala mais à direita do Partido Conservador.
Oriunda do setor privado, Truss entrou para a vida pública em 2010, quando foi eleita para deputada pelo distrito de South West Norfolk, leste da Inglaterra.
(*) Com Ansa e Revista Forum.