A Coreia do Norte lançou um míssil balístico de longo alcance nesta quinta-feira (16/03 ) em direção ao Mar do Japão, informou o exército sul-coreano. As ações de Pyongyang acontecem no mesmo dia que os presidentes da Coreia do Sul e do Japão se reunirão após 12 anos sem cúpulas entre os chefes de Estados das duas nações.
De acordo com a agência de notícias Yonhap, o lançamento do foguete teria sido detectado na região de Sunan, em Pyongyang, capital da Coreia do Norte.
O Ministério da Defesa do Japão, por sua vez, apontou que o projétil disparado pelos norte-coreanos teria voado por seis mil quilômetros e o trajeto durou cerca de 70 minutos.
Por sua vez, os Estados Unidos condenaram o lançamento do míssil ao afirmarem que foi uma “violação flagrante das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”.
“Mesmo que não representasse uma ameaça imediata para os aliados dos EUA, o lançamento aumenta as tensões e corre o risco de desestabilização da área. Demonstra que a Coréia do Norte continua priorizando armas de destruição em massa e mísseis em vez do bem-estar de seu povo”, afirmou a porta-voz do conselho de segurança nacional do país, Adrienne Watson.
(*) Com Ansa