Sábado, 19 de julho de 2025
APOIE
Menu

A Coreia do Norte realizou disparos de “múltiplos projéteis não identificados” nesta terça-feira (30/07), informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap. O teste é o segundo realizado por Pyongyang em menos de uma semana.

Segundo autoridades militares da Coreia do Sul, o lançamento foi feito da província de Hamgyong do Sul, na costa leste da península.

Na última quinta-feira (25/07), a Coreia do Norte lançou dois misseis balísticos de curto alcance no mar do Japão. Pyongyang afirmou que os disparos foram um aviso  aos “belicistas da Coreia do Sul”.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Ao comentar o episódio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não estava preocupado com os testes por conta de seu bom relacionamento com o líder norte-coreano Kim Jong-un. 

No início deste ano, a Coreia do Norte retomou os testes com mísseis após uma moratória de mais de um ano, enquanto as negociações com Washington pelo desarmamento e a desnuclearização pararam por conta da recusa dos EUA de abandonar as sanções contra o país de Kim Jong-un.

Segundo autoridades militares da Coreia do Sul, o lançamento foi feito da província de Hamgyong do Sul, na costa leste da península

Wikicommons

O teste é o segundo realizado por Pyongyang em menos de uma semana

Ainda assim, Pyongyang sinalizou que pode negociar, embora não demonstre que abrirá mão de seu programa nuclear sem um movimento substancial dos EUA em direção à reconciliação e à desmobilização das tensões.

*Com Sputnik