No dia que marca o 12º aniversário da morte do pai de Kim Jong Un, a Coreia do Norte disparou um tipo não identificado de míssil balístico no Mar do Leste, conhecido também como Mar do Japão, de acordo com as autoridades militares japonesas e sul-coreanas.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) não soube dar muitos detalhes sobre o lançamento, mas o primeiro vice-conselheiro de segurança nacional do país, Kim Tae Hyo, já havia alertado a possibilidade de que Pyongyang poderia disparar um míssil balístico intercontinental ainda neste mês.
Na sexta-feira (15/12) Tae Hyo participou da segunda sessão do Grupo Consultivo Nuclear (NCG) entre Seul e Washington, que concordou em estabelecer diretrizes sobre o planejamento e operação de uma estratégia nuclear conjunta até meados de 2024. Um dia depois, os Estados Unidos chegaram a ameaçar, em um comunicado assinado também pela Coreia do Sul, que darão uma resposta “rápida, esmagadora e decisiva” em caso de ataque nuclear por Pyongyang.
Assim que a guarda costeira japonesa detectou ação norte-coreana deste domingo (17/12), o Ministério da Defesa do país logo publicou uma carta alertando a população:
“Um possível míssil balístico foi lançado pela Coreia do Norte”, diz o recado.
Reprodução/Hankook Ilbo
Coreia do Norte realiza novo teste de míssil balístico após ameaças de Seul e Washington
As mensagens foram emitidas simultaneamente em Tóquio e em Seul, às 22h41 pelo horário local. Pouco tempo depois, a pasta japonesa também indicou, por meio de outra mensagem, que o projétil já teria caído na água.
As autoridades sul-coreanas esclareceram, ainda no dia, que Pyongyang testou “um míssil de curto alcance que se acredita ter sido lançado da área de Pyongyang para o Mar do Leste por volta das 22h38 [horário local], de hoje, dezembro, 17”.
O lançamento ocorre em meio ao aumento das tensões entre as Coreias depois que Seul retirou trechos do acordo militar, estabelecido em 2018, como uma retaliação aos testes de satélite bem-sucedidos realizados por Pyongyang, no mês passado.
12º aniversário da morte de Kim Jong Il
O líder da Coreia do Norte Kim Jong Un comemorou, no mesmo dia, o 12º aniversário da morte do seu pai e antecessor, Kim Jong Il.
Segundo a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte, a KCNA, o norte-coreano prestou homenagem, no dia anterior, no Palácio do Sol Kumsusan, onde estão mantidos os corpos de seu pai e do seu avô, Kim Il Sung, fundador da atual nação.
Altos funcionários acompanharam Jong Un, incluindo o primeiro-ministro norte-coreano, Kim Tok Hun, o secretário de assuntos organizacionais do Partido dos Trabalhadores da Coreia (WPK), Jo Yong Won, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Choe Son Hui, e a irmã, Kim Yo Jong.