As autoridades eleitorais de Cuba declararam na última sexta-feira (24/03) que “está tudo pronto” para que mais de oito milhões de cidadãos votem no próximo domingo (26/03) para eleger os 470 deputados do Parlamento.
Ao participar do programa de rádio e televisão Mesa Redonda, a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CEN) de Cuba, Alina Balseiro, disse que “estão criadas todas as condições para a realização do exercício eleitoral”.
A governante salientou que as autoridades eleitorais já foram formadas, criadas as condições logísticas e todo o sistema montado, para que os eleitores possam deslocar-se às 23.648 mesas de voto que vão estar em funcionamento.
O dia eleitoral terá início às 07h hora local (08h no Brasil) e terminará às 18h (19h no Brasil) explicou Balseiro.
Wikicommons
Segundo Conselho Nacional Eleitoral (CEN) de Cuba, 23.648 mesas de voto vão estar funcionar
A presidente do CEN também explicou que os eleitores têm a possibilidade de conhecer as fotografias e biografias dos candidatos (afixadas em locais públicos) a um dos 470 lugares da Assembleia Nacional do Poder Popular até o dia da votação.
Sobre os resultados, Balseiro referiu que “o candidato que obtiver mais de metade dos votos válidos expressos será declarado eleito deputado à Assembleia Nacional”.
A responsável do CEN convidou “todos os cidadãos com direito de voto a participar neste legítimo processo de democracia participativa”.
(*) Com TeleSUR