Segunda-feira, 14 de julho de 2025
APOIE
Menu

Ed Markey, senador do Partido Democrata, chegou neste domingo (14/08) a Taipei, em Taiwan, para uma visita institucional ao lado de um grupo de congressistas norte-americanos.

A viagem ocorre apenas 12 dias depois da ida da presidente da Câmara dos Representantes norte-americana Nancy Pelosi ao território, em meio a uma grave crise diplomática entre China e Estados Unidos.

Durante a missão, que será encerrada na próxima segunda-feira (15/08), os representantes se reunirão com líderes de alto nível do governo local para discutir 'relações bilaterais' e a 'segurança regional'.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

A visita de Pelosi causou uma crise na região, com a China realizando os maiores exercícios militares ao redor do território em décadas, classificando a viagem da presidente da Câmara dos Representantes norte-americana como uma grave violação da soberania nacional chinesa. Pequim considera Taiwan parte de seu território, sob o princípio de uma só China. 

Ed Markey, senador do Partido Democrata, foi para a ilha ao lado de um grupo de congressistas norte-americanos. Missão será encerrada na próxima segunda-feira (15/08)

Navajo Nation Washington Office/Flickr

Ed Markey, senador do Partido Democrata, visita Taiwan até a próxima segunda-feira (15/08)

Por sua vez, a Casa Branca afirmou que a visita de congressistas norte-americanos é recorrente, e que o governo de Joe Biden não mudou o entendimento histórico – continuando a não concordar com a independência da ilha.

(*) Com Ansa.