Ao menos 26 pessoas ficaram feridas após um deputado ucraniano jogar granadas durante uma reunião da prefeitura de Transcarpática, cidade de Zekarpattia, localizada na região oeste da Ucrânia.
O encontro da manhã desta sexta-feira (15/12) estava sendo transmitido ao vivo pelo Facebook. A gravação registrou o momento em que o deputado Serhii Batryn entra na sala e joga os explosivos no chão.
De acordo com a polícia, que até o momento não comentou os detalhes do caso, informou que pelo menos seis vítimas se encontram em estado grave.
Na reunião, os participantes estavam discutindo sobre seus orçamentos para 2024, bem como os resultados financeiros deste ano, e realizando uma votação sobre a concessão de um bônus ao chefe do conselho.
Twitter/Abudi Alsagoff
Deputado ucraniano, filiado ao mesmo partido de Zelensky, joga granadas em colegas durante sessão
Quase 90 minutos após o início da reunião, as imagens gravadas mostram um dos deputados gritando, contestando o orçamento. O homem identificado como Serhii Batryn sai da sala, junto com um colega. Minutos depois, retorna e fica na frente da porta. E é nesse momento que ele tira várias granadas dos bolsos da jaqueta e ataca os participantes.
O deputado integra o “Servo do Povo”, o mesmo partido do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que até o momento não se manifestou sobre o ocorrido.
A polícia ucraniana afirma que o serviço de segurança local deve configurar o incidente como um “ataque terrorista”. O deputado também está sendo investigado por uso ilegal de armas, munições ou explosivos, crime previsto no código penal ucraniano.