O governo dos Estados Unidos e da Rússia confirmaram nesta quinta-feira (28/06) que o presidente norte-americano Donald Trump e o presidente russo Vladmir Putin realizarão encontro oficial no dia 16 de julho em Helsinki, capital da Finlândia.
De acordo com o Kremlin, “na reunião, serão discutidas as relações bilaterais entre Rússia e Estados Unidos, assim como questões atuais da agenda internacional”.
O primeiro encontro entre Putin e Trump foi realizado no dia 7 de julho de 2017 em Hamburgo, à margem da cúpula do G20. O segundo encontro ocorreu durante a cúpula da Apec, no Vietnã, em novembro de 2017.
Mas este será o primeiro dedicado e organizado somente para eles. EUA e Rússia mantêm uma histórica tensão nas relações bilaterais desde a Guerra Fria. Atualmente, os dois países têm interesses opostos no conflito sírio, com os EUA perdendo protagonismo em zonas do Oriente Médio e da Ásia.
Wikicommons
Primeiro encontro entre Putin e Trump foi realizado no dia 7 de julho de 2017
NULL
NULL
Além disso, Putin e Trump já protagonizaram polêmicas envolvendo a eleição do republicano, como denúncias de intervenção de hackers russos no pleito à Casa Branca.
A reunião entre os dois ocorrerá um dia após o encerramento da Copa do Mundo na Rússia. O jogo final será disputado no dia 15, domingo, no Estádio Luzhniki, em Moscou.
*Com ANSA