O pré-candidato Bernie Sanders derrotou a rival Hillary Clinton nas primárias do Partido Democrata dos Estados Unidos na Virgínia Ocidental nesta terça-feira (10/05), enquanto Donald Trump ganhou as duas primeiras disputas nas quais concorreu sem adversários na Virgínia Ocidental e em Nebraska.
Agência Efe
Apesar da vitória, Sanders segue muito atrás em número de delegados com relação a Hillary Clinton para obter indicação
Com 97% dos votos apurados, segundo a Associated Press, o senador por Vermont obteve 51,4% dos votos, levando 16 delegados pelo Partido Democrata. Já Hillary Clinton, com 36%, fica com 11 delegados.
As pesquisas já eram muito favoráveis a Sanders na Virgínia, por isso, ao contrário do que ocorreu no Michigan e em Indiana, não foi surpresa sua vitória nesta terça em um dos estados mais pobres dos Estados Unidos, majoritariamente branco e com forte dependência da decadente indústria mineradora.
“Virgínia Ocidental é um estado de classe trabalhadora como muitos outros neste país, como o Oregon, e os trabalhadores estão sofrendo”, disse Sanders a seus simpatizantes em um comício no Oregon, um dos próximos estados a votar no processo de primárias.
Apesar da vitória, Sanders segue muito atrás em número de delegados com relação à ex-secretária de Estado e está longe dos 2.383 necessários para conseguir a indicação de forma automática na convenção do partido que será realizada em julho na Filadélfia (Pensilvânia). Até o momento, Sanders possui 1.430 delegados contra 1.716 de Clinton.
NULL
NULL
Os próximos estados que votarão são, em princípio, favoráveis ao senador, como Kentucky, que também tem forte tradição no setor de mineração e está empobrecido, e Oregon.
Vitórias para Trump
Pelo Partido Republicano, o empresário Donald Trump ficou com 76,9% dos votos na Virgínia Ocidental, com 97% dos votos apurados. Já em Nebraska, onde apenas os republicanos votaram, Trump também saiu vencedor com 61,4%, onde a apuração já foi concluída. Nos dois estados, o empresário conquistou 67 delegados.
Agência Efe
Sem rivais, Trump venceu com ampla vantagem disputas nos estados da Virgínia Ocidental e em Nebraska nesta terça-feira
Trump tem agora 1.087 delegados e se aproxima do número de 1.237, o que garante sua indicação de forma automática na Convenção Nacional do partido, que será realizada em julho, em Cleveland (Ohio).
Depois das vitórias desta terça-feira, Trump não fez um comício nem concedeu entrevista coletiva à imprensa, o que indicaria uma mudança de rumo em sua campanha desde as desistências de Ted Cruz e John Kasich da disputa. Ele estaria já concentrando suas atenções nas eleições presidenciais de novembro.
(*) Com Agência Efe