Quase um ano após a prisão de Lula, movimentos sociais, partidos de esquerda, entidades e lideranças políticas se reunirão neste sábado (16/03), em São Paulo, para o Encontro Nacional Lula Livre, evento que deve marcar o início de uma nova fase de luta em prol da liberdade do petista.
A ideia do encontro é debater e estabelecer ações a nível regional e nacional, tanto nos meios políticos quanto jurídicos, contra a prisão do ex-presidente em em defesa da democracia. Uma das iniciativas que será debatida é a construção de comitês locais que terão a missão de denunciar as violações no processo que levou Lula à prisão em abril do ano passado. Também serão debatidas a conjuntura política e o impacto da pauta “Lula livre” no cenário internacional.
Ainda no mês de março, a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) poderá julgar um recurso contra a condenação de Lula pelo caso do triplex do Guarujá, o que pode tirá-lo da prisão. Caso o recurso seja negado, ainda cabem alternativas no Supremo Tribunal Federal (STF). No encontro nacional, a advogada Valeska Teixeira, que integra a defesa do ex-presidente, explicará quais serão os próximos passos.
O evento será realizado a partir das 9h na quadra do Sindicato dos Bancários na capital paulista e contará, ainda, com a presença de figuras como Fernando Haddad, Manuela D’Ávila, Guilherme Boulous, João Pedro Stedile e Celso Amorim.
Confira, abaixo, a programação completa:
9h – Conjuntura política, jurídica e internacional da campanha LULA LIVRE, com João Pedro Stédile (MST), Celso Amorim (Ex-Ministro das Relações Exteriores e coordenador do Comitê Internacional Lula Livre) e Valeska Teixeira (advogada do ex-presidente Lula)
11h – Desafios para a construção da campanha: organização, mobilização, comunicação e cultura, com membros da comissão executiva nacional da campanha
14h – Grupos de trabalho sobre as iniciativas para a organização da campanha
17h – Encerramento, com saudações de Fernando Haddad, Manuela D’Avilla e Guilherme Boulos
Adonis Guerra
Evento discute estratégias para luta em prol da liberdade de Lula