Depois do ataque elétrico registrado no país, que deixou todos os venezuelanos sem luz, o serviço de energia foi retomado em 100% em todo o país, informou nesta quarta-feira (13/03) o vice-presidente de Comunicação, Cultura e Turismo, Jorge Rodríguez, em coletiva de imprensa no Palácio de Miraflores.
“Restam alguns problemas em algumas zonas, relacionados com transformadores que foram sabotados”, explicou Rodríguez, acrescentando que existem problemas a serem resolvidos ainda no município de Baruta e Hatillo do estado de Miranda, devido a um incêncio provocado em uma subestação, ocorrido no último domingo (10/03).
Em Baruta e Hatillo, o serviço foi recuperado em 70% e, nas próximas horas, será retomado o fornecimento.
O ministro condenou o chamado do deputado em desacato e autoproclamado inconstitucionalmente presidente da Venezuela, Juan Guadió, para que os venezuelanos prejudicassem o restabelecimento da eletricidade.
Rodríguez afirmou que o ataque cibernético, pelo qual acusa os Estados Unidos, foi um ataque genocida contra o povo venezuelano.
“Tentaram destruir a pátria venezuelana, através do mais atroz dos crimes. Queriam um verdadeiro genocídio com a suspensão do serviço de energia elétrica”, disse Rodríguez.
A sabotagem do Sistema Elétrico Nacional foi provocada por um ataque ao Sistema Automatizado de Controle (ARDA) de Guri, localizado no estado de Bolívar.
AVN
Energia foi restabelecida em todo o país, disse ministro