A coalizão Juntos Faremos História, do presidente eleito Andrés Manuel López Obrador (AMLO), integrada pelo Movimento Regeneração Nacional (Morena), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Encontro Social (PES), deverá ter a maioria no Senado e na Câmara, segundo estimativas. Além disso, a coligação ganhou metade dos Estados em disputa e a prefeitura da Cidade do México. Os números têm sido confirmados pela contagem parcial do Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (PREP).
Segundo a contagem rápida, a coligação de AMLO venceu em quatro dos oito Estados que participaram do pleito. A coalizão ganhou em Chiapas, com Rutilio Escandón Cadenas (39,72% dos votos); Morelos, com Cuauhtémoc Blanco (52,54%); Tabasco, com Adán Augusto Lópes (61,76%) e Veracruz, com Cuitláhuac García (44,56%). Na Cidade do México, a candidata Cláudia Sheinbaum, do Morena, partido de AMLO, venceu com 46,77% dos votos.
A coligação México em Frente, formada pelo Partido de Ação Nacional (PAN), Partido da Revolução Democrática (PRD) e Movimento Cidadão (MC) venceu nos estados de Guanajuato (49,69%), Jalisco (39,03%), Puebla (38, 04%) e Yucatán (31,65%).
O PRI (Partido Revolucionário Institucional), que dominava o ambiente político do México desde a Revolução Mexicana, nos anos 1910, não conquistou nenhum Estado, além de seu candidato à presidência, José Antonio Meade, ter ficado em 3º lugar. O atual presidente, Enrique Peña Nieto, é do PRI e tem baixos índices de popularidade.
Senado
O resultado parcial aponta uma larga vantagem da coalizão do presidente eleito no Senado. Com 63,70% das urnas apuradas, a coligação tem 24 cadeiras até o momento, o que representa 15 milhões de votos (42,52% do total). A projeção é que obtenha entre 56 e 70 cadeiras, maioria dos 128 assentos disponíveis.
Em segundo lugar, aparece a coligação México em Frente, com 5 cadeiras, contando 9 milhões de votos (25,63% do total). As estimativas apontam para até 40 assentos.
A Todos pelo México possui apenas uma cadeira até o momento, somando 4 milhões de votos (11,94% do total). A projeção é que obtenha, no máximo, 21.
Câmara dos Deputados
Segundo o mecanismo de contagem rápida, a coalizão do presidente eleito Lopez Obrador já conta com 44% dos assentos na Câmara dos Deputados. Até o momento, foram pré-apurados 62% dos votos.
O partido Morena segue como o mais votado, somando mais de 13 milhões de votos. Os outros partidos da coalizão de Lopez Obrador, o PT e o PES, somaram 1,4 milhão e 850 mil votos respectivamente. Assim, estima-se que o futuro governo de AMLO tenha cerca de 210 dos 300 deputados da Casa.
A coalizão México em Frente aparece com até 60 assentos, e a Todos pelo México, com 12.
NULL
NULL
NULL