A esposa do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pegou carona em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) durante viagem que o chanceler fez a Paris, capital da França, para participar de reunião da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em matéria publicada nesta terça-feira (03/09), o jornal Folha de S.Paulo informou que Maria Eduarda de Seixas Corrêa aproveitou seu período de férias para viajar com o marido.
Segundo o jornal, além de Corrêa não pagar pela passagem, a esposa do ministro ficou hospedada no Hotel Bedford junto com Araújo e não pagou pela hospedagem, já que o ministro estava em visita oficial. O preço da diária do estabelecimento varia entre R$734 a R$2.250.
Questionado sobre o episódio, o presidente Jair Bolsonaro disse que não estava ciente, mas afirmou não enxergar “nada demais” na situação. “Se um avião presidencial nosso vai a algum lugar a serviço, não vejo nada demais em levar alguém no avião. Não vejo nada de mais nisso aí. Agora, se está errado, se tiver alguma norma dizendo o contrário, eu vou conversar com ele [Ernesto]”, disse.
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mulher de chanceler pegou carona em avião oficial que ia em encontro em Paris
A mulher do chanceler também trabalha no Itamaraty onde desempenha a função de chefe da Divisão de Treinamento e Aperfeiçoamento de funcionários do órgão. No entanto, nos dias que ficou na capital francesa, não estava exercendo nenhuma função oficial.
Os voos da FAB são destinados somente aos ministros e à equipe que os acompanha em compromissos.
Segundo o Itamaraty, a diplomata estava de férias e que, mesmo que tenha compartilhado o hotel com o marido, arcou com as próprias despesas de alimentação.