NULL
NULL
O Procurador Geral da Califórnia, Xavier Becerra, anunciou que seu estado entrará com uma ação contra o governo de Donald Trump pela declaração de uma emergência nacional.
“Estamos preparados, sabíamos que algo assim poderia acontecer e, com nossos parceiros, irmãos do estado, estamos prontos para isso”, disse Becerra.
Além disso, o procurador-geral observou que “Novo México, Oregon, Havaí e Minnesota se juntarão à Califórnia no próximo processo”.
Na última sexta-feira, Donald Trump declarou a emergência nacional sob a lei de 1976, depois que o Congresso não lhe deu os 5,7 bilhões de dólares necessários para concluir a construção da fronteira entre o México e os Estados Unidos.
Com essa declaração, Trump busca redirecionar o dinheiro alocado pelo Congresso para outros fins para a construção de muros. No entanto, historicamente os objetivos dessa medida responderam às estratégias de agressão contra outros países.
Enquanto isso, Becerra mencionou que Trump não precisava de tal determinação, uma vez que a declaração de emergência nacional é legalmente vulnerável.
Diante da situação é esperado que Becerra e o governador da Califórnia, Gavin Newsom, interpelem a ação Trump no tribunal federal para bloquear a promessa que ele manteve em sua campanha eleitoral.