Atualizado às 15h37
O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, denunciou nesta terça-feira (20/07) que o governo dos Estados Unidos exerce o que classificou de “pressão brutal” sobre outros países para que se pronunciem contra a ilha.
“Denuncio que o governo dos Estados Unidos exerce uma pressão brutal contra governos de terceiros países, especialmente os da América Latina, para obrigá-los a fazer declarações condenatórias contra Cuba”, disse o chanceler em sua conta no Twitter.
Denuncio que el gobierno de EEUU ejerce presiones brutales vs gobiernos de terceros países, en especial de América Latina, para forzarlos a hacer declaraciones condenatorias contra #Cuba.
Recurren a maniobras injerencistas para agudizar bloqueo contra nuestra nación.
— Bruno Rodríguez P (@BrunoRguezP) July 20, 2021
Além disso, Rodríguez afirmou que Washington recorre a “manobras intervencionistas” para intensificar o bloqueio econômico imposto a Cuba há mais de seis décadas.
No começo da tarde desta quarta (21/07), Rodríguez voltou ao Twitter e questionou o secretário de Estado norte-americano, sobre um rascunho de declaração conjunta que estaria circulando entre estados-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA). Os países estariam sido pressionados por Washington para assinar o documento.
Denuncio que Dpto. Estado EEUU ejerce brutales presiones sobre gobiernos de un grupo de Estados de la OEA , forzándolos a sumarse a esta declaración o emitir una similar.
Emplazo al @SecBlinken a que reconozca o desmienta la autenticidad de este texto redactado en el @StateDept. pic.twitter.com/yPqD8ArKrL
— Bruno Rodríguez P (@BrunoRguezP) July 21, 2021
Por sua vez, a vice-diretora-geral do Ministério das Relações Exteriores para os Estados Unidos, Johana Tablada, afirmou que há uma campanha de pressão promovida pelas autoridades norte-americanas para se manifestar contra Cuba.
“Esta campanha assumiu a covid-19 e o bloqueio como aliados para tentar subverter a ordem interna da ilha”, afirmou.
Já o diretor-geral da América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, Eugenio Martínez, disse que “os Estados Unidos da América aproveitam os terríveis efeitos causados em Cuba por sua guerra econômica para conseguir apoio a essa política na América Latina e no Caribe, mas não conseguem”.
Ele também afirmou que “19 países da região disseram [aos EUA] nesta semana: levante o bloqueio”, e compartilhou uma declaração feita por Belize sobre pedindo o fim do bloqueio contra Cuba.
Félix San Nicolás / MINREX
Rodríguez denunciou pressão dos EUA para que outros países denunciem Cuba