Segunda-feira, 17 de novembro de 2025
APOIE
Menu

A direção da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos realizou, durante o mês de julho, 212.672 detenções de imigrantes na fronteira com o México, sendo o maior número registrado nos últimos 21 anos. 

Nesta quinta-feira (12/08), o secretário de Segurança Interna norte-americano, Alejandro Mayorkas, confirmou a informação e avaliou o cenário como “sem precedentes”, atribuindo o aumento das detenções na fronteira à gestão de Donald Trump.

Segundo ele, a situação “se tornou mais difícil devido ao fato de que a administração anterior desmantelou nosso sistema de asilo”.

“É fundamental que futuros migrantes entendam claramente que serão devolvidos se entrarem nos Estados Unidos ilegalmente e não tiverem base para assistência de acordo com nossas leis”, declarou Mayorkas.

Somente no mês de junho, 212.672 pessoas foram detidas, das quais 19 mil eram crianças desacompanhadas

Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA

Números de detenção em julho foi 18% maior em comparação com o mês anterior

Entre junho e julho deste ano, houve um aumento de 13% no total de pessoas que tentaram entrar no país. O número é recorde, ainda maior do que o alcançado em março, quando foi feito um alarme devido à superlotação das fronteiras para as quais menores de idade são encaminhados.

Cerca de 19 mil detidos eram crianças desacompanhadas, o que também representa um registro histórico. Entre os detidos, a maioria são adultos solteiros. Outros 82 mil são membros de núcleos familiares. 

Embora o governo do presidente Joe Biden tenha prometido que qualquer imigrante em busca de asilo político nos EUA teria a oportunidade de defender seu caso perante um tribunal norte-americano, organizações de direitos humanos e ativistas denunciam que isso não está acontecendo e que o tempo de detenção de imigrantes é prolongado “excessivamente”.

(*) Com Telesur.