O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, de 92 anos, foi internado nessa quarta-feira (26/01) para “exames de rotina”, segundo um porta-voz do partido Congresso Nacional Africano (CNA). “Sabemos que Madiba não é mais um jovem”, afirmou Jackson Mthembu, referindo-se a Mandela pelo nome do clã.
De acordo com a imprensa sul-africana, Mandela passava férias na Cidade do Cabo, quando foi levado para os exames em Joanesburgo. A fundação que leva seu nome divulgou comunicado confirmando a internação. “Podemos confirmar que o Sr. Mandela está no hospital Milpark passando por testes de rotina. Ele não corre perigo e está com bom espírito”.
Leia mais:
A
história por trás da libertação de Mandela
Arcebispo Desmond Tutu diz que irá deixar a vida pública
África do Sul quer aproveitar Copa do Mundo para unir brancos e negros
Hoje na História: África do Sul elege Mandela em primeiras eleições multirraciais
Mthembu também pediu aos jornalistas que deem a Mandela e sua família “a necessária privacidade”, nem façam “especulações infundadas”.
A última aparição pública de Mandela foi na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo da África do Sul, em julho do ano passado. Ele foi o primeiro presidente negro do país, eleito em 1994, após a queda do regime racista do apartheid. Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
Segundo a emissora pública SABC, não foi divulgado quando Mandela terá alta hospitalar.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL