Quinta-feira, 19 de junho de 2025
APOIE
Menu

Pelo menos 110 supostos membros do grupo jihadista EI (Estado Islâmico) foram mortos e outros 20 ficaram feridos nas últimas 24 horas em uma operação do Exército iraquiano para retomar o controle da cidade oriental de Faluja, informaram autoridades do país neste sábado (28/05).

Agência Efe

Soldados do Exército iraquiano atuam em Faluja, no norte do país; retomada para controle da cidade foi iniciada há quase uma semana

O Comando das Operações de Bagdá, que coordena as ações na capital iraquiana e seus arredores, afirmou em um comunicado que o Exército também destruiu 18 carros que seriam utilizados pelos integrantes do EI.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Os oficiais informaram que um desses veículos estava carregado de explosivos, enquanto outros sete estavam equipados com armas antiaéreas.

Além disso, as tropas iraquianas, apoiadas por milicianos xiitas e tribais sunitas, desativaram 535 artefatos colocados pelos jihadistas e destruíram três oficinas de fabricação de bombas.

Segundo a nota, foram desativados explosivos que haviam sido colocados em pelo menos 20 casas, em duas pontes e em uma estrada de 20 quilômetros de extensão.

O comunicado diz que as forças iraquianas evacuaram no período 507 famílias, o correspondente a 2.030 pessoas, da cidade de Faluja através de corredores criados pelo Exército.

Segundo autoridades que coordenam ações para retomar o controle da cidade, Exército destruiu carros e desativou explosivos em casas e estruturas de transporte

NULL

NULL

De acordo com a ONU, cerca de 50 mil civis estão isolados em Faluja e submetidos a situações de risco, que aumenta agora na medida em que os enfrentamentos na cidade podem se intensificar com os avanços das milícias e das forças iraquianas para retomar o controle do local.

A milícia xiita Multidão Popular, que foi anexada às Forças Armadas, assegurou em comunicado neste sábado (28/05) que suas forças libertaram o bairro industrial da cidade de Seyar, ao nordeste de Faluja, do controle do EI.

Na sexta-feira (27/05) o Pentágono anunciou que o comandante do Estado Islâmico na cidade, Mahar al Bilawi, foi morto em um bombardeio. Segundo o porta-voz da missão norte-americana contra o EI, Steven Warren, a morte de Bilawi “cria confusão e põe os segundos em comando na linha de frente e gera movimentos de líderes”.
 
O Exército iraquiano anunciou na segunda-feira (23/05) o começo da ofensiva para libertar a estratégica cidade de Faluja do controle do Estado Islâmico, que a ocupa desde janeiro de 2014.

(*) Com Agência Efe