A Associação Heinrich Plagge promove nesta quarta-feira (13/07) a exposição ‘Histórias da Nossa Classe’, baseada na série de entrevistas publicadas em Opera Mundi sobre a resistência e as perseguições políticas sofridas pelos dos trabalhadores do ABC paulista durante a ditadura militar brasileira (1964-1985).
O evento é inspirado pelas reportagens do jornalista José Igor e do artista gráfico Thiago Ruivo e será realizado a partir das 18h, no Hall do Teatro Municipal de Mauá. De acordo com Igor, uma das principais motivações para a realização das entrevistas do Histórias da Nossa Classe é o negacionismo da existência da ditadura militar no Brasil.
Para ele, aqueles que sobreviveram após as perseguições dos anos de chumbo precisam contar suas histórias. “Histórias da Nossa Classe é para lembrar que sim aconteceu ditadura militar no Brasil, jovens trabalhadores tiveram seus futuros interrompidos e os generais tiveram apoio externo tanto dos Estados Unidos quanto da burguesia nacional e internacional”, completa.
O jornalista ainda alerta que fazer o registro dessas histórias “é lembrar a capacidade de mobilização da classe trabalhadora”, de modo que “possamos encontrar uma solução para sair de onde estamos agora, organizando um futuro para todas e todos, sem espaço para flerte com o fascismo”.
Já para o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, a exposição “visa resgatar a história de luta do povo brasileiro pela democracia e em especial as lutadoras e lutadores de Mauá”.
Thiago Ruivo
Exposição fotográfica será realizada a partir das 18h, no Hall do Teatro Municipal de Mauá
“Sinto muita alegria pelo fato da Associação ter escolhido o Teatro Municipal de Mauá para inaugurar a Exposição Histórias da Nossa Classe. Quero agradecer a Associação Heinrich Plagge na pessoa de Tarcísio Tadeu e o jornalista José Igor, também a toda a equipe envolvida, nesse episódio que visa resgatar a história de luta do povo brasileiro pela democracia e em especial as lutadoras e lutadores de Mauá” completou Oliveira.
A exposição também contará com apresentação da cantora Jordanna, interpretando o repertório do cantor e compositor Geraldo Vandré. Além disso, o evento sediará a estreia do curta-metragem Expulso por Bom Comportamento, que conta a história de Heinrich Plagge, ferramenteiro preso e torturado nas dependências da Volkswagen em São Bernardo do Campo.
Histórias da Nossa Classe é uma série de entrevistas realizadas pelo jornalista José Igor em parceria com a Associação Heinrich Plagge, na qual as trabalhadoras e os trabalhadores do ABC relatam a resistência operária e as perseguições políticas sofridas pelos metalúrgicos durante a ditadura militar brasileira (1964-1985).
Veja as entrevistas
Serviço
Exposição Histórias da Nossa Classe
Quarta-feira (13/047), às 18h, na rua Gabriel Marques, na Vila Noêmia, em Mauá – São Paulo.