O FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciou hoje (30) que aumentará os fundos de empréstimo aos países pobres para um máximo de 17 bilhões de dólares até o final de 2014. A medida é uma tentativa de ajudar esses países a enfrentar a crise econômica internacional.
Do crédito total, oito bilhões de dólares serão disponibilizados já nos próximos dois anos. Além disso, países pobres só voltarão a pagar juros de dívidas pendentes no final de 2011.
Os recursos que permitirão o aumento dos empréstimos serão provenientes, em parte, da venda de suas reservas de ouro, anunciou o organismo. “Trata-se de uma escalada sem precedentes da ajuda do FMI aos países pobres, na África Subsariana e no resto do mundo”, disse o diretor do Fundo, Dominique Strauss-Kahn.
Além disso, no dia 20 de julho, o FMI aprovou a criação de um fundo de 250 bilhões de dólares para aumentar a oferta de dinheiro no mundo. Pelo menos 100 bilhões de dólares do novo fundo serão direcionados para os mercados emergentes e os países em desenvolvimento. Se o valor for aprovado por pelo menos 85% do conselho na reunião que acontece no próximo dia 7 de agosto, o dinheiro começará a ser repassado no dia 28 do próximo mês.
NULL
NULL
NULL