Segunda-feira, 14 de julho de 2025
APOIE
Menu

Três foguetes Katyusha caíram na noite desta segunda-feira (20/01) na Zona Verde de Bagdá, capital do Iraque, onde ficam localizadas várias embaixadas, incluindo a dos EUA, além de prédios de missões internacionais, informaram fontes da polícia iraquiana à agência Reuters.

Os três foguetes foram lançados do distrito de Zafaraniyah, fora de Bagdá, disseram as fontes, acrescentando que dois foguetes aterrissaram perto da embaixada dos EUA.

Até o momento não há informações sobre vítimas. Também ainda não foi confirmado se os foguetes tinham como alvo a sede diplomática norte-americana.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Imediatamente após o impacto dos foguetes sirenes puderam ser ouvidas em toda a região.

Uma repórter da BBC disse que estavam soando alarmes no complexo da embaixada dos EUA e que os alto-falantes estavam dizendo aos que estavam lá dentro para se abrigar.


FORTALEÇA O JORNALISMO INDEPENDENTE: ASSINE OPERA MUNDI


Os EUA responsabilizaram grupos paramilitares apoiados pelo Irã por uma série de ataques semelhantes nos últimos meses na Zona Verde, mas até hoje não houve reivindicação de responsabilidade.

Até o momento não há informações sobre vítimas; também não há confirmação se os foguetes tinham como alvo a sede diplomática norte-americana

Wikimedia Commons

Embaixada dos EUA em Bagdá, capital do Iraque

No último dia 8 de janeiro, dois foguetes caíram na Zona Verde de Bagdá, próximo de onde ficam localizadas várias embaixadas, incluindo a dos EUA, e prédios de missões internacionais.

O episódio acontece duas semanas depois que o Irã lançou mísseis contra duas bases iraquianas que hospedavam as forças americanas em resposta à morte do general iraniano Qasem Soleimani.

Desde o assassinado do general, ocorrido na última quinta-feira (02/01) num bombardeio norte-americano contra o Aeroporto de Bagdá, as hostilidades entre EUA e Irã vêm crescendo. 

* Com ANSA