Parlamentares franceses pedem investigação sobre relações do partido de Le Pen com Steve Bannon
Denúncia foi fundamentada após documentário mostrar Bannon reunido com marido de Le Pen para abordar supostamente uma ajuda financeira ao partido
Um grupo de deputados e senadores da França pediu neste domingo (12/05) a criação de uma comissão para investigar a relação entre a líder do partido de direita Agrupamento Nacional (RN, por sua sigla em francês), Marine Le Pen, e o ex-estrategista de Donald Trump, o ultradireitista Steve Bannon.
O ex-ministro conservador Frédéric Lefebvre divulgou uma carta dirigida aos presidentes das comissões de Leis e de Relações Exteriores da Assembleia Nacional e do Senado na qual pede uma investigação sobre Le Pen por “conspirar com uma potência estrangeira, com a cumplicidade de altos funcionários”.
A denúncia foi fundamentada em imagens divulgadas por um documentário do canal France 2 que mostram Bannon reunido com o marido de Le Pen e número dois do RN, Louis Aliot, em Londres, para abordar supostamente uma ajuda financeira ao partido francês, algo proibido por lei.
Senadores e deputados de diferentes grupos se somaram a este pedido. Na carta, o grupo solicita um esclarecimento sobre se Aliot convidou Bannon para participar de reuniões secretas em Paris com diplomatas e altos funcionários que apoiam o RN, como sugere o vídeo.
O Agrupamento Nacional reagiu rapidamente ao pedido dos legisladores para anunciar que apresentará uma denúncia por difamação e calúnia nos próximos dias.
“Apesar do caráter absolutamente inverossímil das acusações, o Agrupamento Nacional não pode deixar passar as elucubrações”, afirmou o partido de Le Pen.
Bannon é ex-diretor do site de extrema-direita Breitbart News e ganhou tanto poder dentro da Casa Branca no início do mandato de Trump que alguns brincavam que ele era o presidente de fato. O ex-estrategista foi responsável por manter Trump comprometido com o discurso populista que o levou ao poder e o motivou, entre outras coisas, a publicar o polêmico decreto que vetava a entrada de refugiados e imigrantes de alguns países muçulmanos nos EUA. Bannon também está por trás da saída do país do Acordo de Paris sobre a mudança climática.
*Com Efe
Agência Efe
Ex-estrategista foi responsável por manter Trump comprometido com o discurso populista que o levou ao poder
