Foi inaugurado nesta quarta-feira (14/06) a 26ª edição do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, principal evento do gênero organizado anualmente pela Rússia, como forma de se aproximar comercialmente de outros países e reforçar sua influência econômica e geopolítica.
A edição deste ano apresenta o slogan “Desenvolvimento soberano, base de um mundo justo. Juntemos forças para o bem das gerações futuras”. O evento terá como principal tema a possível criação de um novo sistema de pagamentos para o comércio internacional sem a utilização do dólar norte-americano como moeda principal.
A diminuição da dependência do dólar tem sido adotada como objetivo por diversos países do mundo nos últimos meses, e Moscou buscou convidar uma grande parte deles para a edição deste ano do Fórum de São Petersburgo.
Entre os países da América Latina e do Caribe, por exemplo, foram convidadas mais de 20 delegações, entre as quais estão Brasil, Argentina, Bolívia e México, que já manifestaram seu interesse em promover políticas nesse sentido.
Ministério de Relações Exteriores da Rússia
Fórum de São Petersburgo contará com mais 20 delegações latino-americanas, entre as quais estão Brasil, Argentina, Bolívia e México
Também foram especialmente convidados os países que sofrem com sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, para os quais a necessidade de um sistema de pagamentos alternativo é mais urgente. Países latinos como Cuba, Venezuela e Nicarágua são alguns desses casos, e também estão presentes no evento.
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, o Fórum de São Petersburgo contará com representantes de mais de cem países, que participarão das atividades programadas entre esta quarta e o sábado (17/06), dia do encerramento.
?? Hoy ha arrancado el XXVI Foro Económico Internacional de San Petersburgo.
Más de 17.000 invitados de 130 países y territorios asistirán al evento. Este año el tema principal del Foro es “Desarrollo soberano, la base de un mundo justo”.
Sepa más ? https://t.co/qOo1WuEPO8 pic.twitter.com/VsSJonkt1W
— Cancillería de Rusia ?? (@mae_rusia) June 14, 2023
A principal reunião acontecerá na sexta-feira (16/06): a sessão plenária que contará com a participação do presidente russo, Vladimir Putin.
Também estão previstos uma reunião entre autoridades econômicas dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e da Organização de Cooperação de Xangai (SCO, por sua sigla em inglês), além de uma meda de diálogo que envolverá Rússia, Brasil, China, Emirados Árabes Unidos e países da América Latina.
(*) Com informações de TeleSur