O governo da Nicarágua e um representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) se reunirão neste domingo (03/06) na capital da nação centro-americana para iniciar conversas para a reforma do sistema eleitoral nicaraguense.
, que deixou cerca de cem mortos.
TN8
Segundo a OEA, a reforma do sistema eleitoral estará pronta em 2019
A Missão de Acompanhamento Eleitoral da OEA recomendou em dezembro de 2017 reformas no sistema eleitoral da Nicarágua após vitória da Frente Sandinista de Libertação Nacional nas eleições locais.
Entre outras medidas, a Missão recomendou a realização de uma auditoria ao registo eleitoral e a melhoria dos mecanismos para resolver divergências.
NULL
NULL
Próximos passos
Entre julho e outubro um grupo de especialistas em direito eleitoral irá à Nicarágua para reuniões com autoridades, partidos políticos e sociedade civil tendo em vista a reforma eleitoral. As organizações devem apresentar a proposta de reforma, que deve ser desenvolvida no meses de novembro a dezembro de 2018.
Em janeiro de 2019, tanto o governo quanto a OEA devem entregar a proposta de reforma eleitoral. Após estas reuniões será feita a entrega do guia de protocolos e especificações técnicas, que deverão ser colocados em prática para fortalecer o sistema eleitoral da Nicarágua.
(*) Com informações da TeleSUR