Terça-feira, 15 de julho de 2025
APOIE
Menu

O governo da Ossétia do Sul enviou uma carta de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril na sede da Polícia Federal em Curitiba. 

Emitida pelo Ministério das Relações Exteriores e assinada pelo representante diplomático do país no Brasil, Andrey Tibilov, a carta manifesta solidariedade do governo ossetianao com Lula e afirma que o ex-mandatário está sofrendo uma injustiça.

“Mas saiba que estamos todos juntos com você, sofrendo essa injustiça juntos! Trazemos aqui toda a nossa solidariedade, entendemos que você foi atingido por equívocos jurídicos e por uma terrível perseguição política, uma prisão que se faz totalmente apenas para satisfazer o interesse de um grupo de políticos e personagens que se revestem de 'paladinos da justiça', e que não possuem qualquer preocupação para com o povo brasileiro”, diz o documento.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

O governo da Ossétia ainda elogia os governos do petista (2003-2009) e afirma ter “certeza e a convicção de que a verdadeira história um dia virá à tona, e todo seu legado irá se sobrepor a este infeliz momento em que o Brasil se encontra”.

A Ossétia do Sul é uma pequena região independente dentro da Geórgia, na fronteira sul da Rússia. Em 2008, após conflitos com tropas georgianas que atacaram o país, a Ossétia do Sul teve sua soberania reconhecida por Moscou, atitude que foi seguida por Nicarágua, Venezuela, Nauru, Vanuatu e Síria.

Governo ossetiano elogiou governos do petista e afirmou ter 'convicção de que a verdadeira história um dia virá à tona e todo seu legado irá se sobrepor a este infeliz momento em que o Brasil se encontra'

Ricardo Stuckert

Governo ossetiano elogia governos do petista e afirma ter ‘certeza e a convicção de que a verdadeira história um dia virá à tona’

Leia na íntegra a carta enviada a Lula:

Ao senhor Luiz Inácio Lula da Silva

Ao seu lado

Vimos, por meio desta, em nome de toda Ossétia do Sul, externar nossa solidariedade e indignação com a injustiça que você vem sofrendo. Oportunamente, aproveitamos para expressar também nossa admiração, a grandeza que o Brasil tem hoje, é graças ao seus dois mandatos! Foi você, Luiz Inácio Lula da Silva, o Presidente que colocou o Brasil como expoente no cenário Mundial! Dentro desse cenário, você implementou uma agenda Mundial, do combate a desigualdade, do combate a fome e a pobreza.

Lutas que você levou até as suas últimas consequências – até mesmo à prisão. Mas saiba que estamos todos juntos com você, sofrendo essa injustiça juntos! Trazemos aqui toda a nossa solidariedade, entendemos que você foi atingido por equívocos jurídicos e por uma terrível perseguição Política, uma prisão que se faz totalmente apenas para satisfazer ao interesse de um grupo de políticos e a personagens que se revestem de “paladinos da justiça”, e que não possuem qualquer preocupação para com o Povo Brasileiro.

Mas, temos a certeza e a convicção de que a verdadeira história um dia virá à tona, e todo seu legado irá se sobrepor a este infeliz momento em que o Brasil se encontra!


Força, honra e fé.

Nós Ossetianos, estamos com você!

Andrey Tibilov

Plenipotenciário Ministério das Relações Exteriores da Ossétia do Sul no Brasil.