Sexta-feira, 11 de julho de 2025
APOIE
Menu

A presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, decidiu demitir altos funcionários do governo por estarem ausentes do país em meio à grave crise causada pelo surto do ebola.

Uma ordem expedida pela chefe de Estado na última terça-feira (26/08) pune os agentes públicos que se recusaram a voltar à Libéria, desobedecendo, inclusive, uma ordem direta da Presidência.

Leia mais: Ebola vai impactar PIB africano em até 4%, diz banco de desenvolvimento do continente

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

WikiCommons (arquivo/nov.2012)

Presidente Ellen Johnson Sirleaf exonerou funcionários que descumpriram ordem de voltar ao país para conter surto de ebola

Quando a epidemia do vírus, que já deixou, segundo as estimativas mais recentes, 1.552 mortos no continente africano, começou a se agravar no país, uma série de oficiais do governo deixou a Libéria.

Diante desse cenário, a presidente despachou uma ordem em 6 de agosto convocando o retorno dos funcionários que haviam deixado o território nacional — alertando que “medidas extraordinárias eram necessárias para a sobrevivência do nosso Estado”.

Presidente Ellen Johnson Sirleaf decidiu exonerar os oficiais que desobedeceram ordem direta de regresso ao país para conter epidemia do vírus

NULL

NULL

O comunicado expedido pela presidência na última terça-feira (26/08) não detalha nem quantos nem quais foram os funcionários públicos demitidos. No entanto, fontes governamentais disseram à agência AFP que ministros de Estado não foram exonerados, apenas alguns vice-chefes de pastas e oficiais seniores do governo.

Leia também: Testes de vacina contra ebola em humanos começam na próxima semana nos EUA

Carlos Latuff/Opera Mundi

“Todos os funcionários que ocupam cargos ministeriais ou equivalentes, sênior e júnior, diretores-executivos, diretores-assistentes, comissários, etc e que violaram as ordens estão desde já dispensados de suas funções”, despachou a presidente Ellen Johnson Sirleaf.